SEJA BEM VINDO! Aqui você encontrará informações sobre meu trabalho e também dessa dança mais fluida e criativa que permite interpretar qualquer tipo de música, o Tango Novo! Entre nesta dança...

NeoTango

O Tango originou-se em Buenos Aires no final do século XIX e desde então ganha novos seguidores em todo o mundo. O Tango estava aprisionado e o perigo de uma cultura é se converter numa tradição imutável. Porém na Argentina, os jovens ocupam grande parte do salão de baile.
No Brasil, um grupo pequeno, mas crescente, vem se dedicando ao Tango e mostrando que o ritmo pode ser uma paixão em todas as idades. Não é à toa que a procura por escolas de dança tem aumentado de forma significativa. O número de apaixonados pelo tango cresce e aparece nos salões de dança; e o detalhe é que Carlos Gardel, Astor Piazzola, Gotan Project e companhia estão sim no Ipod da garotada.
O Tango renovou-se com o advento do estilo eletrônico e com isso passou a atrair e formar um novo público em uma faixa etária um pouco incomum: os jovens. Esta mudança demonstra que ainda pode haver novas expressões dentro do Tango. Mas isso gerou polêmicas, adesões, rancores e ódios.

 

NeoTango ou Tango Novo- a dança


O termo Tango Novo ou Tango Nuevo é mais conhecido pelos que praticam a dança, já que entre os que apenas costumam ouví-lo, o identificam como Tango eletrônico, uma fusão de sonoridades, em um mix harmonioso e perfeito entre o tradicional e o moderno.
Esse novo estilo usado para dançar foi popularizado nos últimos anos por uma nova geração de bailarinos. O abraço é freqüentemente aberto e muito elástico, permitindo ao cavalheiro iniciar uma grande variedade de figuras complexas e surpreendentes possibilidades como volcadas, colgadas e eixo deslocado.
O estilo brilhante que também gera muita polêmica é uma brisa inovadora dentro do Tango.
Este estilo de dançar é freqüentemente associado com aqueles que gostam de dançar músicas com uma fusão entre o jazz, ou techno com toques, ou eletrônico e música alternativa inspiradas em tangos antigos, além de composições tradicionais do tango e até mesmo músicas que não são Tango.
Segundo Oldemar Teixeira, produtor do Mundial de Tango (maior evento do gênero) a dança vem se reciclando. “No Tango Novo, a leveza coreográfica encontra-se com o espírito de improvisação dos jovens. Se formos avaliar, a juventude não aceita se prender a fórmulas. E isso contribuiu para a renovação na dança”, afirma. “Na dança, este estilo trouxe um novo ar com a introdução de movimentos fora do eixo, leves e elásticos. Todos bem ao gosto da nova geração”, comenta.

 

 

Tango eletrônico ou Tango Alternativo- a música

Também chamado de fusion tango é uma composição musical em ritmo de tango, mesclado a recursos Dj e Vj e sons eletrônicos, ganhando um novo formato e sabor, constituindo o eletrotango ou Tango eletrônico.
O estilo é bem interessante, mas as raízes do tango legítimo surgido no século passado são mantidas com seu característico selo de dramaticidade e o sedutor e inspirador som triste que sai de suas entranhas. Solidão, saudade e dor são retratados com incrível toque de beleza e bom gosto, uma arte nascida na zona portuária de Buenos Aires.
O gênero vem se renovando e vive uma autêntica explosão agora no terceiro milênio, com uma grande quantidade de jovens artistas que abraçaram esta cultura. Para afrontar aos puristas uma corrente que cresce bastante hoje está bem fora do Tango tradicional e é muito chegada aos laptops, sintetizadores e pistas de dança: o Tango eletrônico. Este movimento vem surpreendendo e encantando platéias muito distintas, saindo dos ambientes lounge e chill out para teatros e até festivais de jazz pelo mundo afora. Nas milongas de Buenos Aires são renovados os sons tradicionais com uma mistura de estilos: o house, o hip-hop, o rock. Parece incrível mas a mistura de samplers e baterias eletrônicas com bandoneons e letras tristes vem dando muito certo. Essas e outras canções de fusão do Tango eletrônico trazem um elemento de revitalização do tango, servindo para atrair um jovem grupo de bailarinos.
Dentro das diversas correntes da música eletrônica e do dance alguns criadores e dj’s vem modificando alguns estilos ou apenas retomando caminhos, seguindo novos rumos, cada executor procurando apresentar peculiaridades. Em 99 em Paris se formou o grupo Gotan Project com a proposta de unir o tango à música eletrônica, numa viagem meio trip hop, logo difundida como fusion tango em 2000 nos eventos de música eletrônica com grande aceitação. Há muitas referências platinas no gênero como o Bajofondo Tango Club, que segue a linha do Gotan Project; Tanghetto que define sua música como electrotango; Narcotango de Carlos Libedinsky; além de outros músicos em grupos ou individuais.
Hoje em dia é possível até encontrar estilos como Tango rock, Tango Chill e Tango New age.

Mais em: http://www.clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=839